Como já havíamos postado anteriormente a primeira parte
do projeto que era a história do telefone, agora vamos dar continuidade e
finalização do relatório.
B –
invenção do telefone de latinha:
O Principio criado pelo inglês
Robert Hook em 1667, foi que através de uma lata e de um fio esticado conectado a ela transmitisse som,
através de vibrações, que passam de um lado para o outro. Essas vibrações são conhecidas como ondas
sonoras, e com esse experimento se provou que essas ondas passam melhor entre material sólido do que no ar. Uma brincadeira simples que ainda é muito popular desde o século 19.
· C –
Instrumento de corda:
Esses instrumentos são basicamente formados
por uma caixa de ressonâncias e cordas, com a combinação dos dois, conseguem emitirem
sons diferentes, pois as cordas transmitem um tipo de vibração e essa vibração
é feita quando a corda esta friccionada ou percutida. Depois que esta vibração
é feita ela sobre uma espécie de amplificação (através da caixa de ressonância).
A qualidade desse som depende muito das vários tipos de combinação, entre as
cordas (diferenciadas) e a caixa de ressonância que é mais comum achar feita
com o material de madeira.
Alguns tipos
de Instrumentos que utilizam cordas:
Cordas Pinçadas
|
|
Instrumentos com braço :
|
Alaúde;Baixo;Balalaika;Bandola;Bandolim;Banjo
;Cavaquinho;Charango;Craviola;Dobro;Guitarra
;Guitarra
Baiana;Guitarra elétrica;Guitarra portuguesa;Sangen;Siamise ou shamisen
;Ukelele
ou guitarra havaiana;Viola caipira;Viola de doze cordas;Violão;Violão de 7
cordas
;lap
Stell;Lavem'marak e Lavem'marak de marfim
|
Instrumentos com cordas de tamanho fixo
|
Autoharpa;Cítara;Harpa;Lira;Kantele;Koto;Moodswinger e Saltério
|
Corda pinçada com auxílio de um teclado
|
Cravo;Virginal;Espineta e Claviarpa
|
Cordas friccionadas com arco
|
Contrabaixo;Rabeca;Rebab;Viola;Viola de gamba;Violino;Violoncelo ou
Cello
|
Cordas percutidas
|
Berimbau - com baqueta;Clavicórdio - com teclado;Dulcimer - com
baquetas;Eufônico - com teclado;Piano - Com teclado;Whamola - Com baqueta e
wertlre - com baqueta
|
Cordas sopradas
|
harpa eólia
|
Bibliografia:
·
Testes
(Parte 2):
Copo de Tody
|
Latinha de molho
|
Copo Plástico
|
|
Lã
|
Os dois materiais
juntos são bons, porem demora entorno de 5 segundos e meio para chegar o som,tivemos uma margem de erro de 3 palavras(• Carmen,• Adrenalina, • Corracao). Quem falou foi a Thais e quem ouviu foi o Yuri.
|
É boa a combinação,
mas passa muito ruído de um lado para o outro em torno de 2 segundos para
chegar o som,tivemos uma margem de 4 erros de palavra(• Musica,• Adrenalina • Abacaxi e • Corracao).
|
Não é bom a
combinação pois transmite muitos
ruídos no lado que escuta e entorno de 3 segundos para chegar o son.
|
Barbante
|
Os ruídos melhoraram
muito, mas achamos que por conta do pote ser muito largo e fundo o som acaba
tendo um volume menor. Não sendo uma boa escolha. E tivemos uma margem de erros de 2 palavras(• Amendoin e • Castanha)
|
Foi a melhor
combinação que conseguimos obter, pois não há ruídos (pincipalmente se o
barbante estiver bem esticado) e também demora em torno de 2 segundos para
passar o som perfeitamente com uma margem de erro de apenas 1 palavra(• Amendoin).
|
O material é muito
frágil (do copo),e o barbante é muito grosso então na hora de puxar para
fazer os testes não da certo, pois tem que fazer uma força de esticar e
barbante e copo plástico não são bons juntos !
|
Náilon
|
Não conseguimos obter
resultados, o som não passo. Com as 7 palavras não escutadas nenhuma. Quem falou foi a Larissa e quem escuto foi a Thais
|
Novamente não
conseguimos obter resultados e ainda o náilon arrebento!
|
Não obtivemos
resultados também, ou seja, náilon é uma péssima escolha!
|
·
Questões
(Parte 3) :
Através de desenhos, fotos ou vídeos ensine como construir um telefone
de Latinha vitorioso.
O primeiro vídeo mostra como fazer um
telefone de latinha de uma forma simplificada.
Depois deste vídeo inlustrativo,vou explicar com as palavras do grupo passo a passo.
Material : 2 latas vazias,10 metros de barbante e objeto pontiagudo para furar a lata.
1) Pegue as latas e esquente o objeto pontiagudo ( para facilitar o processo de furar a lata)
2) No fundo das duas latas a fure com o objeto.
3) Pegue o barbante e cada ponta dele você passará em cada furo que a cabou de fazer.
4) De um no na ponta do barbante para que na hora de puxar para a realização dos testes os barbantes nao soltem.
São apenas esses 5 passos para a realização do telefone de latinha.
http://www.youtube.com/watch?v=a4DtPoZtm6M
Cite 5 conceitos físicos presentes no
experimento e explique a relação dos conceitos dentro do experimento.
Espectro sonoro: É
quando o fio do telefone de latinha da uma ‘’vibração’’, que é a frequência
sonora da onda e podemos ver isso com essa ‘’vibração’’.
Onda Sonora:
Quando nos falamos através do telefone a mensagem faz com que ocorra as
vibrações e é uma espécie de onda tridimensional.
Frequência: No telefone de latinha é
a oscilação que ocorre quando a gravidade da voz muda (da fina para grossa),
quando esta sendo passada a mensagem. Fisicamente é chamada de ondas emitidas
em um período de tempo.
Velocidade da propagação: Quando mudamos os fios ou as latas vemos diferenças de ouvir a mensagem
de um para o outro, pois um material é mais favorável que o outro (comprovamos
isso com a tabela, postada também no relatório).Portanto é a modificação do som
de acordo com o meio.
Onda Mecânica de longitudinal: No experimento do telefone de latinha é
do lado em que sai a fala da mensagem e para onde vai a ser recebia a
mensagem. Simplesmente é a direção que é propagada o som.
Bibliografia:
http://www.ensinodefisica.net/2_Atividades/fon-ondas_sonoras.pdf
acessado em 19/06/2014
Função
de cada pessoa no Grupo:
Larissa de Oliveira Borba Lopes: Função de secretaria,
Nas competições em sala de aula ela é responsável por anotar as palavras para
quem esta escutando, tendo que fazer isto com rapidez de precisão, ajuda na
elaboração do relatório e ela é responsável por cobrar rapidez e compromisso do
nosso companheiro Yuri Fernandes.
Thaís de Paula Teodoro: Função de líder, Nas competições
em sala de aula é responsável por ouvir a oque é transmitido no telefone de
latinha, com muito cuidado e rapidez, faz o relatório, responde as questões de
final de semana, faz as postagens no blog, cobra de todo o compromisso com o
grupo e mais do que isso compromisso consigo mesmo! Dando suporto para todos
que no grupo precisarem de sua ajuda
Yuri Fernandes: Função de ajudante, Nas competições em
sala de aula tem a responsabilidade de ao mesmo tempo em que anota oque fala,
com total concentração, calma, mas ao mesmo tempo rapidez, também responde as
questões que o professor passa, É responsável pela elaboração e realização dos
projetos de iniciação tecnológica. O criador de nossos projetos.
Responda características físicas do
experimento:
D1: Qual a frequência da voz humana?
A frequência
da voz humana varia muito entre 20 hertz a 20 000 hertz, pois depende muito do
ouvinte, quanto mais velho for, menores são as frequências escutadas.
D2: Qual a velocidade do som no ar?
A onda sonora
se propaga no ar entorno de 343 m/s, em condições normais de temperatura (em
torno de 20° C) ou pressão (ao nível do mar).
D3: Qual o comprimento de onda da voz
humana?
Vou mostrar
através das imagens o comprimento da voz humana. Quanto mais vai envelhecendo,
vai perdendo mais ainda a capacidade de ouvir sons agudos.λ = 150.000 m.
Por que o seu telefone de latinha é o melhor?
Nosso grupo não pode dizer que o nosso telefone de latinha é o melhor, pois nos não ficamos em primeiro lugar na competição,mas conseguimos obter resultados bons
durante a primeira competições em sala de aula, diferente da segunda.Nos realizamos testes e escolhemos a melhor
opção, dentro de uma variedade de outros tipos de telefones. E com todos do grupo coperando com pesquisas na internet, perguntas a quem já havia feito, vídeos ... Conseguimos chegar a uma boa classificação.
Cite
problemas e soluções durante o trabalho?
Durante o
desenvolvimento do trabalho tivemos problemas com o barbante ficar preso de
forma segura, para que possamos deixá-lo mais esticado o possível, então o Yuri
Fernandes, resolveu isso, reforçando o
no e deixando mais resistente, para que possamos esticar ao máxima e assim não
ficar com nenhum tipo de ruído.
Conclua o Trabalho.
Com o
Trabalho do Telefone de latinha e junto com o relatório, aprendemos diversos
conceitos e curiosidades bem interessantes sobre o nosso dia a dia que antes
nunca havíamos pensado. Com a realização do projeto vimos o quanto temos
dificuldade para escutar coisas baixas (principalmente o nosso grupo, mas é
costume e treino que mudara isso).E apesar de ser um projeto aparentemente
simples é cheio de detalhes que fazem total diferença, uma brincadeira que
costumávamos ter quando criança hoje a utilizamos e a entendemos de uma forma diferente, mas a
essência não muda, afinal a finalidade maior é passar as palavras corretamente.
Eu particularmente, gostaria muito que no processo de realização deste
trabalho, nos talvez pudéssemos fazer experiências novas, como encaixar outro
fio, será que o som se propaga de quem está falando para as outras duas saídas?
Seria bem interessante que poderíamos fazer algo novo, diferente, teste encima
do já feio, então talvez possamos descobrir coisas novas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário